2010/12/08

O alerta era mesmo de que cor?

Por: Jorge Lami Leal

A Protecção Civil anunciara um alerta amarelo para, entre outros, dia 8 de Dezembro, feriado Nacional. Mas já estava em marcha e em esboço um passeio… quando a “máquina” está em marcha, o que é um alerta amarelo para impedir que andemos de moto? Na verdade, nada. Ou muito pouco… ;-)

O dia acordou muito mal disposto. Chuva em cima de chuva, um céu carregado de zangadas nuvens escuras, cheias de vontade de disparatar contra quem tentasse sair do calor da cama ou da protecção do telhado. Mas como existem valores mais altos que a natureza (é pelo menos a minha natureza!) fiz-me à estrada. Não eram ainda 8h45m e já estava no ponto de encontro combinado – a ilha de Faro. Assim que saí do tabuleiro da ponte levei uma “flashada”, que estranhei, pois entrara bem devagar, face à muita areia acumulada no chão. O tempo não estava para controlos de velocidade ou de qualquer outra natureza, nem é costume este tipo de “actividade” por ali. Parei a moto, preparando-me para olhar para o posto de vigia da GNR quando… ouço uma brutal trovoada. Afinal o flash tinha sido um relâmpago. Segui então até ao final do estacionamento central, que dá para o areal. Tirando o muro que os divide, o cenário era semelhante. Os ventos fortes que assolaram ultimamente esta zona do Algarve fizeram acumular muita areia em cima do estacionamento, na parte central da ilha. Com algum cuidado, para não deixar cair os muitos quilos da minha moto no chão, lá me dirigi para a estalagem onde já estava um dos meus companheiros, que tinha saído da capital de madrugada, para nos desassossegar. Existiam nesse dia mais dois passeios de moto organizados por pessoas que conheço, um deles exclusivo, de e para mulheres. Não deixa de ser interessante para o dia que estava. Pelo que sei, foram todos um sucesso!

A ilha de Faro ao fundo








Depois da habitual “cavaqueira”, lá seguimos estrada fora, com a chuva a cair sobre nós com uma intensidade tal que, não impedindo de todo a condução, não deixava de nos colocar à prova. As motos – estas motos pelo menos – são de facto fantásticas. Já tinha andado com chuva mais forte, ou com vento muito mais forte, mas nunca em grupo. Estas máquinas são do melhor! Claro que a “maluquice” dos condutores também ajuda, e muito.

Choveu até à primeira paragem de abastecimento. Surpreendentemente, depois e até ao local onde fomos, o dia abriu-se um pouco e brindou-nos com um resto de manhã muito razoável e uma tarde – para a estação do ano – muito agradável.





Beja era o nosso destino intermédio. Usámos o IC1 enquanto outros companheiros, depois da habitual despedida, seguiram para a capital por auto-estrada. Para regresso, as curvas da Serra do Caldeirão pareceram-nos a melhor forma de fechar o passeio.


A Serra é bem agradável, especialmente se nos deslocarmos a uma velocidade prudente, evitando ou antevendo as eventuais surpresas que podiam ter rolado para a estrada com o mau tempo. É uma estrada que requer atenção, especialmente quando estamos antes de uma curva em “cotovelo”. Tivemos sorte e esteve sempre relativamente limpa. As vistas foram “sol de pouca dura” (ou melhor: onde estava o sol!?!?) já que pouco depois de passarmos Almodôvar, entrámos para dentro de um nevoeiro que envolveu e tirou qualquer visibilidade da paisagem, do horizonte, apenas permitindo ver umas centenas de metros de estrada. Não era muito denso para ser perigoso, mas suficiente para se tornar divertido, diferente do habitual. Só abriu na descida da serra, ao entrarmos na vila de Alportel. Depois, em São Brás de Alportel, uma conversa final e dispersamos, cada um seguindo para um lado do Algarve.





















Foi mais um dia, mais um passeio. Este foi no entanto diferente. Foi muito agradável e voltando ao alerta amarelo, só mesmo a GS do nosso “road leader” tinha esta cor. ;-)

A BMW R1200 GS “amarela” do nosso road leader de hoje

BMW K1300 S

BMW R1200 RT

A minha BMW R1200 RT

Uma curiosidade deste passeio: metade das motos eram RT’s e apenas uma GS no grupo… nenhuma GSA. Normalmente as GS/GSA deste grupo são a esmagadora maioria. Há dias cheios de curiosidades!!

2 comentários:

Pedro Bastos disse...

Pena não terem subido até à capital, pelo que vi as motas davam para isso e muito mais...
desta vez o "aviso" vermelho foi para os condutores.
Agora a sério...não sabia que tinham sido tantos no passeio algarvio...corajosos sem dúvida porque o tempo não estava para brincadeiras.

Jorge Lami Leal disse...

O dia até não esteve mau de todo para andar de moto Pedro!

... já em relação ao "aviso", fica registado!! ;-)

Até domingo!!