2010/04/21

Portugal/ Espanha 100 Fronteiras (o projecto)


Todos nós que gostamos de viajar de moto já fizemos, planeamos ou sonhamos com milhares de quilómetros feitos em cima de uma moto. Achamos no entanto que o objectivo não deve ser a distância em si, mas a diversidade que o afastamento do nosso “pequeno mundo” pressupõe. Com a distância chegamos a outras culturas, outras formas de viver, diferentes paisagens e património a visitar, até na forma de falar, de ser, viver e até acreditar.

Tantas vezes o tema da itinerância, aquilo que a motiva, sobrepõe-se à distância e leva-nos para um outro mundo, dentro do nosso, tão próximo, mas que por qualquer razão ainda não o vivemos, não experimentamos. E de tão perto que por vezes está, vamos deixando para depois…

A História de Portugal e de Espanha foi feita de fronteiras conquistadas a pulso umas vezes, por acaso do destino, do relevo ou de tratados, por outro. Mas sempre tomando em conta uma linha traçada num mapa que, na prática, não existe necessariamente no chão, na terra, a não ser que imposições físicas da geografia a motivem, mas não está - lá - marcada a tinta. Não está também tantas vezes presente nas interacções das populações dos dois países, que entre si ignoram a “barreira” e trocam bens, serviços, casamentos, entre tantas outras estórias.

É nessa linha imaginária que nos vamos aventurar! Queremos viver este Portugal/ Espanha sem fronteiras, pisando-as em sentido figurado 100 vezes, conhecer estes dois povos que por vezes se tornam um, ao longo desta linha. Estas povoações são muito características e diferenciadas, algumas vezes afastadas de tudo… por vezes quase paradas no tempo, daquilo que o progresso vai trazendo para outros pontos do mapa, que não ali.

"Portugal/ Espanha 100 Fronteiras" é uma próxima itinerância errante, o nosso projecto de viagem e de aventura por entre essa linha umas vezes real outras imaginária, que une e divide, que modela e dá forma a estes dois países!

A equipa itinerancia^errante


clicar na imagem ou neste texto para ler

7 comentários:

Francisco Coelho disse...

Vamos a isso ... !

Anónimo disse...

se me for possivel gostaria de ir, vai ser em quantos dias? uma semana ou mais? e já tem data prevista?

Sérgio Afonso

Jorge Lami Leal disse...

Neste momento está tudo em aberto... quase tudo. Os itinerários estão quase fechados, os locais a visitar mais ou menos... o projecto está a rolar! ;-)

Anónimo disse...

Interessante esta ligação Portugal-Espanha. Trajectos, cheiros e sabores para descobrir fora das impessoais auto-estradas. Gostei do texto. Estou nessa, assim a vida permita...

Até breve,

Pedro Bastos

Jorge Lami Leal disse...

A vida permite sempre... nós é que por vezes não arranjamos tempo!! :o)

As datas estão para sair! Em princípio são 3 dias de aventura, mais 1 para regressar a casa. Apanhando um fim-de-semana.

Abraço... e falamos melhor amanhã!! ;-)

Paulo Azevedo disse...

Vivam,

Motivado pelo vosso projecto, também iniciei um "100 fronteiras". Podem ver as fotos aqui:

http://picasaweb.google.com/azevedo.m.paulo/SerraDeFrancia?authkey=Gv1sRgCMXuv4eM8IXbDA#

La Alberca, Sierra de Francia, Ciudad Rodrigo.

Um abraço invicto,

Paulo Azevedo

Jorge Lami Leal disse...

Apreciei o granito! Belas paragens!!

abraço!