2010/04/04

Fonte Benémola e Tôr [2009-4-4]

Por: Jorge Lami Leal

Como já fazia uns tempos que não dava uma volta de moto sozinho, ontem decidi não só fazê-lo hoje, como escolhi a “K” para o fazer, até porque só amanhã vou montar o pneu novo na "RT". Esta moto não saía da garagem há bastantes meses, na verdade, desde o final do Verão passado, só dei um passeio com ela... pelo que tratei de a limpar mas, depois destes "mimos" todos… não ligava. A bateria não parecia estar morta, mas não tinha força suficiente para ligar o tetracilindrico que a move.

Depois de uma noite à carga, a bateria pela manhã estava como nova. Depois de remontada, estávamos prontos para nos fazermos à estrada, eu e a "K".

A parte inicial da volta foi dura, pois já me desabituei de levar com o vento no tronco e capacete, assim como o ruído que lhe está associado e a embraiagem é algo dura… mas, de resto, a moto está para as curvas, apesar dos quase 100.000 quilómetros e dos seus frondosos 14 anos... é só rolar e curvar, levantar e curvar novamente.

Segui estrada fora pelas curvas de Querença e dali, sem subir à povoação, contornando o monte, cheguei ao início do percurso, em terra batida, com bastantes pedras, que me levaria ao Sítio Classificado da Fonte Benémola. Nada que o “tijolo voador” não esteja habituado a transpor. Chegado à Fonte Benémola, tive tempo para relaxar e ouvir a natureza expressar-se na sua infinita calma… o caudal estava alto, como as seguintes fotos deixam perceber. Para quê mais palavras, se as seguintes imagens mostram como é mágico este cantinho algarvio…








A moto: BMW K1100 RS



A óptica quadrada que definiu esta moto nos anos 90




























Um "esqueleto" de uma antiga "pick-up" rural

Um antigo forno de cal??

Segui depois para a freguesia adjacente, que partilha as terras deste Sítio Classificado. Sempre por interessantes curvas e contracurvas até à ponte romana de Tôr. Esta antiga construção passa perfeitamente despercebida a quem transita na estrada principal, já que foi em tempos construída uma nova ponte, a menos de 200 metros de distância da antiga, que se encarrega agora de suportar o trânsito que passa por cima da ribeira do Algibre. A arborização do local escondeu um pouco este importante monumento, este marco na nossa história, que mostra bem a importância da estrada, algo que deduzo pelo tamanho ponte. Esta perfeitamente recuperada e aconselho uma pequena paragem, especialmente nesta altura do ano, já que a ribeira tem água.

O "castelo"  da Quinta da Ombria
A ponte romana de Tôr

O "tabuleiro" da ponte romana de Tôr





A nova ponte ao fundo

Uma antiga prensa...

E por hoje foi tudo, venha a próxima!

5 comentários:

Sandra Lami Leal disse...

E a pendura em casa, sem poder andar de moto :-(
Deixa, para a semana vou contigo e escolho eu o percurso!

Jorge Lami Leal disse...

Boa! ;-)

Anónimo disse...

Belo passeio, Jorge!

A luz recortou uma atmosfera sem tempo.Dá para vêr que a natureza foi tua companheira.

Bjs para ti e para a Sandra.
Teresa
Abraço do Zé

Jorge Lami Leal disse...

Foi de facto uma manhã com uma luminosidade muito especial... já sentia falta dela nas fotos que fui tirando este ano! ;-)

beijos e abraços!!

Rui V. Gago disse...

São locais mais ou menos esquecidos no Algarve, que vamos fazendo um esforço para relembrar...