2010/04/28

Pulo do Lobo, Minas S. Domingos, almoço em Serpa e café em Sanlucar do Guadiana - Outra Perspectiva...

Por: Rui Viegas Gago

Outra perspectiva do sábado, dia 24 de Abril de 2010...


Ponto de encontro na já obrigatória Pastelaria Veneza, mesmo no centro da bela cidade de Tavira.

Não eram ainda 9.30 e o grupo já contava com doze pessoas e sete motos prontas para sair e ir ao encontro de mais quatro amigos que nos esperavam mais a sotavento.

Completa a caravana que seguia do sul rumámos em direcção ao Pulo do Lobo. Que saudades de andar de moto com sol... uma manhã fantástica para andar de moto, temperatura amena, luz intensa e as estevas em flor que deixavam um cheiro característico no ar.





Passagem por Mértola sem paragem e continuamos em direcção ao Pulo do Lobo.


E as penduras procuram alguma distracção...






No Pulo do Lobo, mesmo apesar do sol ter aparecido com mais frequência há poucos dias, o calor era já intenso e o spray criado pelo turbilhão de água do Guadiana forçado a entrar numa garganta com uma queda com cerca de vinte metros de altura, era refrescante.








Aqui reunimos com o nosso amigo que veio de Lisboa para passar o dia connosco.





Depois das fotos da praxe e de mais dois dedinhos de conversa, reunimos novamente e agora saímos pelo estradão de terra em direcção ao Pomarão. Por falta de tempo não chegámos mesmo ao Pomarão. Em Santana de Cambas procurámos o atalho para a antiga linha de caminho de ferro das Minas e retomámos o percurso em terra batida.




Interessante a diferença na paisagem que se consegue observar. Em apenas uma semana, a quantidade de água a correr pela pista e pelos riachos junto à linha de caminho de ferro, reduziu-se drasticamente. Ainda temos bastante água nos terrenos e ainda há bastantes pontos com alguma lama mas numa quantidade muito inferior ao que havíamos visto na semana anterior.

Depois de "foto de família" retomámos a estrada em direcção a Serpa onde havíamos reservado o almoço no Restaurante Pedra de Sal.

Bom restaurante, fomos recebidos com simpatia, a comida esta no ponto e o espaço é bastante agradável. Depois das sobremesas seguimos em direcção ao Castelo de onde retomámos viagem em direcção a Espanha.

Já em Espanha, rumámos a Sanlucar do Guadiana para a paragem da tarde com vista para Alcoutim. Interessante a perspectiva que se tem deste típico povoado algarvio, independentemente das construções que despontam agora com escalas e tipologias completamente desenquadradas e desajustadas da estrutura fundiária primitiva que se desmarcam completamente do casario "anónimo" que compõe e enriquece o aglomerado urbano.

É aqui bem visível a riqueza e beleza do aglomerado urbano quando homogéneo e as consequências, em termos de paisagem urbana, de intervenções arquitectónicas e/ou urbanas quando estas não respeitam e não se enquadram no sítio.

Ainda assim é uma paisagem melancólica onde o Rio Guadiana impõe fortemente a sua presença...

6 comentários:

Jorge Lami Leal disse...

Foi de facto um dia solarengo e sempre agradável, não fosse factor preponderante estarmos entre amigos, a andar de moto!! ;-)

Vamos lá começar a pensar no próximo... já tenho umas ideias para "degustar" esta noite, no sítio do costume!! :-p

Rui V. Gago disse...

ideias para degustar... agrada-me!!!
ideias para mais um dia, ou dois, a andar de moto...

Unknown disse...

Que rico dia!!! Motos, sol, amigos, motos, quilhómetros, motos a rolar e boas curvas...!!
Os fins de semana começam a ser poucos para tantas ideias de passeios....a andar de moto!

Anónimo disse...

Eu estive lá e foi mesmo assim...
Grande dia!

Abraço,
Pedro Bastos

(e vai haver mais!?...)

Jorge Lami Leal disse...

Não é se, mas quando! ;-)

... e já andam ideias no ar... ;-)

abraço!!

Rui V. Gago disse...

E que ideias...!!!
Os dias já não chegam! Andamos a pensar em alternativas!