2011/01/05

Queres, Queres...

Por: Rui Viegas Gago






Queres, Queres! Não Queres, Não Queres!!
Mamas Grandes!!!
Queres ou Não Queres!?

Foi assim que fomos recebidos em Zagora.
Depois de atravessar o Atlas, descemos em direcção a sudeste, rumo ao Vale do Draa. Desde Ouarzazate que serpenteamos ao lado do extenso palmeiral.
O rio Draa é o mais extenso de Marrocos chegando a cerca de 1100 quilómetros e o seu palmeiral é igualmente o maior do país com milhões de palmeiras.
À entrada da cidade, uma de muitas motoretas MBK, sai do grupo onde estava e um "nativo" segue-nos chegando-se à frente ao meu lado e aborda-nos...


Portugal !?
Queres, Queres! Não Queres, Não Queres!!

Portugal !?
Queres, Queres! Não Queres, Não Queres!!
Mamas Grandes!!!
Queres ou Não Queres!?

Cruzamos toda a cidade, segue-nos até ao Riad onde iríamos pernoitar, espera-nos à porta enquanto decidimos ir ao centro abastecer as motos.
Segue-nos novamente até ao centro da cidade onde mete conversa enquanto abastecemos.

Com o pretexto de uma troca de autocolantes, pede-nos para o seguirmos e conhecer a oficina para tirarmos uma foto de grupo e vermos as suas instalações.
Acedemos, obviamente, seguimos a MBK pela cidade até chegarmos à oficina onde somos recebidos novamente com a celebre frase...

Portugal !?
Queres, Queres! Não Queres, Não Queres!!
Mamas Grandes!!!
Queres ou Não Queres!?





Uma pequena oficina com gente muito simpática que não quer mais que mostrar que existem e que estão disponíveis para trabalhar e ajudar quem precisar. Cabem dois carros dentro da oficina, mas autocolantes e fotografias nas paredes são às centenas! Reconhece-se gente de todos os quadrantes sejam eles turistas ou pilotos. Entre as caras conhecidas, Hélder Rodrigues e Carlos Sousa.
Muitas referências à revista "Land Portugal" e também referência ao projecto "Land Lousã".







Toda a gente que vai a Marrocos com frequência conhece, seja Francês, Espanhol, Português ou Alemão ou Holandês, não interessa, a Garage Iriki é conhecida pela competência e simpatia!
Desta vez só tivemos oportunidade de constatar a simpatia, já que, felizmente, a visita não se deveu a problemas mecânicos!

Fica na memória...

2 comentários:

Jorge Lami Leal disse...

São aventuras destas, multiculturais ou contrastantes com a nossa, que nos devolvem ao mundo, que nos envolvem neste pequeno mundo onde vivemos... ou do qual nos escondemos. Depende da vontade! ;-)

Que pena não ter dado para ir desta vez!

Rui V. Gago disse...

Basta estarmos disponíveis para "ouvir" as pessoas que tudo acontece... Numa próxima vais! Sim porque vai haver próxima!!! Proximamente! ;-D