2011/03/21

Passeio Místico (19 e 20 Março 2011)

Por: Jorge Lami Leal


Na procura de itinerários alternativos, a estrada mais óbvia para sair do Algarve acaba por ser a menos utilizada. Decidimos por isso seguí-la. Fizemos o IC1 a bom ritmo, com apenas uma paragem para pequeno-almoço e outra para encher o depósito. Não havia pressa de chegar, já que a nossa aventura “mística” só começaria pouco antes da hora de jantar. Entrámos em Lisboa pela Ponte 25 de Abril e dali tomámos um pequeno desvio para, pouco depois, seguir pela Marginal até ao Estoril. A EN6 é uma estrada que considero mítica. É muito interessante fazê-la de moto pela impactante moldura atlântica que nos acompanha a Sul e todo o enquadramento arquitectónico construído, os palacetes, vivendas antigas e velhos fortes militares que tornam a experiência de condução muito especial. Problema encontrado: trânsito excessivo. Sábado e com bom tempo, traduz um grande afluxo de pessoas e carros, notando-se nas calçadas junto às praias, cheias de pessoas a aproveitar os raios de sol que finalmente atingiram o nosso país, depois de tantos meses de frio e chuva. Ainda assim, limitaram o prazer que habitualmente retiro desta estrada.

O tempo apertava e por volta da hora marcada, o grupo começou a aparecer. Algumas dezenas de motos. Alguns cumprimentos depois e estávamos todos preparados para sair do Estoril em direcção a Sintra, onde nos esperava o jantar. Saímos Marginal afora, passando Cascais, sempre junto à costa – infelizmente já sem luz suficiente para apreciar o mar. Passámos Malveira da Serra e Colares, até ao nosso restaurante, muito típico, mas do qual não retive o nome. Apenas o espaço, rústico e castiço. Seguiram-se horas de conversas cruzadas, como que simulando curvas na estrada, umas à direita, outras à esquerda, lá enchemos a barriga e preparámo-nos para o que se seguiria.



Jantar terminado, novamente para a estrada, por Sintra, pelo coração de Sintra, até à Quinta da Regaleira. Não sabíamos bem o que íamos encontrar, apenas que a lua não estava tão próxima da Terra há quase duas décadas. Era um bom prenúncio. E foi. Estacionar umas dezenas de motos e alguns carros foi tarefa que levou o seu tempo, mas finalmente começámos a entrar na Quinta que deu o mote e o tema a mais esta aventura: Passeio Místico.












Não pretendo descrever o que se passou nesta propriedade tão mística e iniciática. Apenas que ficou a promessa de lá voltar de dia, já que se por um lado apreciamos as descrições e a conversa do nosso guia, envoltos numa lua cheia resplandecente e, aqui e ali, encobertos por uma penumbra potenciada pela vegetação e pelas construções e estatuária que pululam um pouco por toda a parte, por outro não percebemos totalmente a integridade do espaço, conforme foi concebido originalmente. Faltava luz para isso. Que boa desculpa para regressar!


Fomos convidados a percorrer um enigmático “caminho” cheio de simbologia e significados, enclausurados em si próprio e progressivamente desconstruídos pelo nosso guia. As referências à alquimia, à Rosa-Cruz, aos Templários e à Maçonaria estão ao virar de cada “esquina”. Cada pedra tem ali um significado próprio, estudado, reflectivo, cada degrau manifesta uma justificação, uma analogia própria.






O “caminho” teve o seu momento alto no poço iniciático. Àquela hora, já devia seguramente passar da meia-noite, com a luz da lua, forte, penetrando poço adentro, a “massa humana” movendo-se lenta e compassadamente, com pingos da água que se infiltra naquelas rochas a cair sobre nós, fomos subindo degrau a degrau os nove patamares alegóricos da viagem de Dante (A Divina Comédia). Percorremos simbolicamente os nove círculos do sofrimento, do inferno: o limbo, a luxúria, a gula, a ganância, a ira, a heresia, a violência, a fraude e a traição. Alguns de nós ainda conseguimos subir ao “Céu”, para regressar ao grupo pouco depois.




Muito mais do que conhecer a história da Quinta da Regaleira, os seus significados escondidos, importantes sem dúvida para ganhar envolvência e perceber a ausência do acaso, até receber uma certa proposta de anti-caos, foi (para mim) secundada face ao convite que nos fora feito pelo nosso guia: aproveitar esta viagem como do conhecimento interior. Aproveitei mais esta parte, desprendendo-me por algumas horas de ideias e da interpretação mais fácil que fazemos da realidade, para contemplar prioridades e acima de tudo relativizar o que nos envolve no quotidiano como algo momentâneo e fugaz. Isso e alguma luta com a minha máquina fotográfica, que teimava em não traduzir a realidade conforme a perspectiva que pretendia… até que finalmente vi a luz… verdadeiramente a luz.
























Já saímos bastante tarde da Quinta, novamente para cima das motos e por estradas bem alternativas, rumámos ao também místico Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do continente europeu. Se só isso não fosse por si próprio suficiente e distintivo, Camões esclarece-nos do resto, na sua obra imortal, ao escrever sobre este ponto que é: “Onde a terra se acaba e o mar começa“. É por isso onde as viagens começam. Onde Portugal começou, ainda que esse Portugal já não seja. Foi ali que a epopeia marítima portuguesa simbolicamente teve a sua génese. Daquele ponto ou regressamos para trás, ou seguimos para um mundo novo. Com as motos a descrever um semi-circulo (iniciático?) sobre o padrão de pedra que se ergue no cabo, para quem o quiser entender, estivemos um tempo à conversa, sorvendo a luz forte reflectida pela lua cheia.

Seguiu-se uma visita ao Farol do Cabo da Roca, onde nos esperavam caixas e mais caixas de Queijadas de Sintra, cortesia do nosso amigo Carlos, um chocolate quente e muita conversa (foi um momento único e não sentimos o tempo passar). Voltámos para cima das motos pouco depois das 3 da manhã. Dali até ao hotel foram mais umas dezenas de quilómetros de estradas e curvas, já num ritmo mais elevado, considerando que éramos apenas 4 ou 5 motos e praticamente não havia trânsito.


















A manhã de Domingo foi mais calma para nós. Enquanto o resto do grupo foi visitar o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, aproveitámos para caminhar um pouco pelo Estoril e fizemo-nos à estrada pouco depois, para calmamente nos dirigirmos ao restaurante que marcaria o final deste fim-de-semana “místico”. Novamente pela Serra de Sintra adentro, alguma preocupação até passarmos o desvio do Cabo da Roca, considerando o grande número de motos a circular e alguns motociclistas com menos respeito pelo próximo. Mas sem dúvida dando um colorido diferente à estrada. Por entre sombras e recortes da serra, seguimos por entre povoações, pequenas “vendas” ambulantes de produtos agrícolas, até ao concelho de Mafra, mais concretamente até ao restaurante “O Gato”, na Malveira. O almoço foi “daqueles”, com um buffet de comida regional, queijos e sobremesas.










Depois das despedidas, regressámos à estrada e de novo em direcção ao Algarve, nas calmas. O tempo parecia estar parado. A temperatura era a ideal para andar de moto. Numa palavra: perfeito.






Obrigado a todos os que organizaram este magnífico fim-de-semana, nomeadamente à Luísa, ao Ricardo e ao Rui. A (minha) única decepção do fim-de-semana foi o peso que a balança marcava na segunda-feira pela manhã! Tudo o resto esteve ao nível que esta “equipa” já nos habituou!










































































































































































4 comentários:

Rui V. Gago disse...

Boa! Deve ter sido... esotérico! ;-)
Quem é o gajo do capacete preto e bigode!? :-p

Jorge Lami Leal disse...

Se tiver olhos azuis sou eu... como está de óculos escuros... não consigo confirmar! :-D

Roatan Boat Charters disse...

Good stuff. It is interesting to read comments.

Zeka Gelisimi disse...

SEMAS ACADEMY TÜRKIYE subelerinin kurulum ücretleri, isten saglayacaginiz kazanca göre çok düsüktür. Il Temsilciligi ve Sube almak için bölgenizde merkezi lokasyon üzerinde tutacaginiz isyerinin, Semas Academy Türkiye sözlesmesinde belirtilen sartlara uygunlugu yeterlidir.