2010/03/14

Para cima e para baixo

Por: Jorge Lami Leal


Recebi uma "provocação" no meu e-mail no final do dia de ontem, com hora e ponto de encontro, assim como o percurso aproximado… que melhor maneira de passar o domingo de manhã... do que dar um passeio de moto!?! Bastou aparecer e deixar a estrada passar por baixo dos pneus. Este foi o problema do passeio – os pneus – ou melhor, o pneu! Ao verificar a pressão, apercebi-me que o pneu traseiro estava “morto”, já sem tempo de regressar a casa e trocar de moto, pois já estava em cima da hora, decidi continuar com esta, com algumas precauções adicionais às que normalmente tomo. Ainda assim, o pneu traseiro da RT durou quase 12.000 km, nada mau! Costumam durar cerca de 10.000 km.

O ponto de encontro foi no local habitual, no Veneza, em Tavira. Apenas comparecemos dois. O provocador e eu. Mais do que suficientes para um desintoxicante passeio domingueiro, como destino: a Ilha de Faro; percurso: pelo barrocal e serra algarvia. Depois dos 400 quilómetros de ontem, não fosse esta provocação, provavelmente nem teria saído de casa.

Depois de um pequeno-almoço ligeiro, dois dedos de conversa e lá subimos ao longo do rio Séqua, pela EN397… dali até ao Azinhal não faço a menor ideia por onde andei, ou quase, pelo menos não retive o nome das povoações por onde passamos, já que ia a relaxar.


Rio Séqua







Nesta altura do ano está tudo verde, cheio de vida. Os charcos estão cheios, assim como os riachos, que pulsam com a força e vigor que as chuvas desta estação lhes deram. Há muita vida por estas paragens. Fomos presenteados com inúmeras perdizes a saltitar pela estrada e algumas cabras a pastar.

Na serra, até ao limite do horizonte, a paisagem é deslumbrante, fundindo-se depois num incrível céu azul, que não se deixava ver há tantas semanas.




As motos: BMW R1200 GS e BMW R1200 RT

O pastoreio, ainda vivo "neste" Algarve



As alpondras, que permitem transpor a ribeira




As típicas casas de xisto

Por aqui, a força animal ainda substitui a mecânica

O que foi em tempos um moinho de vento


Mais uns quilómetros… mais um fim-de-semana que acaba!




Ver mapa maior

2 comentários:

Rui V. Gago disse...

Deve ter sido uma bela passeata...
Pena não ser uma boa ideia misturar vinhos e motos! ;-)

Jorge Lami Leal disse...

... não fomos ao centro! :-p