2010/05/15

Serra de Monchique e Costa Vicentina [2010-5-15]

Por: Jorge Lami Leal

O passeio de hoje teve como ponto de encontro São Brás de Alportel. Depois de um bom pequeno-almoço, que de pequeno teve muito pouco, na tradicional pastelaria “Ervilha”, seguimos para o Barranco do Velho, dali para Alte e, depois, Messines de Baixo até à rotunda antes de São Bartolomeu de Messines. Ali encontrámos o resto do grupo de hoje, que algumas horas antes, na sexta-feira, tinha estado à conversa num café de Tavira. Como é fácil reunir 10 pessoas em 7 motos, entre vinhos verdes, destacando os da casta Loureiro, o rosé da casta Espadeiros e o verde tinto da casta Vinhão. Não podia ter sido gerado em melhor local.



Seguimos para São Marcos da Serra, depois para “outras” estradas até perto de Alferce e, pouco depois entrávamos em Monchique. Saímos desta bela vila pela estrada para Lisboa, mas uns quilómetros à frente começámos a contornar a serra de Monchique, por Norte, até a um estradão de muitos quilómetros, que depois deu origem a nova estrada, que nos levou para dentro de Aljezur. Seguimos então para o almoço, bem no coração da Costa Vicentina algarvia: a Carrapateira. Entrámos (quase) pela praia da Bordeira adentro e almoçámos no restaurante "O Sítio do Rio". Digamos que os “understands” e o peixe estavam fresquíssimos…



É interessante como os cheiros fazem parte dos passeios de moto. Desde os laranjais no barrocal, até ao início da serra, cada grupo de quilómetros cheira a algo diferente. Do aroma adocicado da laranja, ao mentolado do funcho, do pinheiro e mesmo do eucalipto, somos impregnados, literalmente, por um bouquet de contrastes.



Depois do almoço, seguiram-se mais uns quilómetros de todo-o-terreno, passando a praia da Arrifana e, logo depois, a do Amado. Visitámos pouco depois a Pedralva e, uma vez mais, uns bons quilómetros de todo-o-terreno, desta feita um pouco mais duro, pelo menos para as RT’s, já que as GS’s e GS Adventure mostraram-se no seu terreno natural!



Finalizámos este passeio no porto de pesca do Burgau, aproveitando a simpática localização do Brizze (Bar) para uns refrescos e dois dedos de conversa, antes do regresso a casa.



As fotos destes 306 km…




São Brás de Alportel






























Exploração florestal - uma das actividades económicas locais































"Arte urbana" em meio rural




Um dos muitos estradões por onde passámos










Uma curta paragem para trocar algumas palavras



















A foto de grupo






A paisagem bucólica destas paragens








Interrompemos a vida relaxada destes cães








Uns curiosos espantalhos à entrada de Aljezur




As dunas da praia da Bordeira



Pormenor da flora autóctone





Pormenores do restaurante "O Sítio do Rio"
















Praia da Bordeira - a foz da ribeira da Bordeira -










... e mais uns estradões!














A majestosa praia da Arrifana, um reduto dos surfistas
















... mais um pedaço de "mau caminho"!



Quem disse que uma BMW R1200 RT não anda em terra?




Depois dos buracos e da pedra rolada... chegámos ao Parque da Floresta





Chegada a Burgau









O Brizze foi o nosso refúgio final, depois de um dia recheado de aventuras




As motos deste passeio (a BMW R1200 RT cinza clara não chegou ao Burgau, porque seguiu directamente para o "trabalho"); as restantes:


BMW R1200 GS Adventure



Mais uma BMW R1200 GS Adventure


BMW R1200 RT

BMW R1200 GS



BMW F650 GS
BMW R1200 GS



5 comentários:

Rui V. Gago disse...

Que dia tão bem passado!!!
E pensar que isto era para ter sido uma ida a solo e... de repente... entre dois copos de belos vinhos verdes... são sete motos e dez companheiros de viagem!
Começa a ser difícil ir sozinho a algum lado!!!

Anónimo disse...

Que belo dia!

Obrigado,

temos de repetir, os estradões de terra são mesmo bons de fazer, O Manel e o Jorge Lami (para não falar nas Senhoras que vão à pendura) é que provavelmente não são da mesma opinião ;-)

Haaa... e desculpa o toque Rui, mas não esperava que fosses te meter â minha frente!


Sérgio Afonso

Anónimo disse...

Boa passeata.

Não tivesse eu já outra coisa não tinha faltado.

Boas curvas

José Manuel Cabrita

Anónimo disse...

Do que li (e vi) só pode ter sido um grande passeio...nesse sábado também andei pelo Sul fazendo quase 850 kms de curvas e mais curvas e conhecendo, finalmente, o "Sítio" que também por aqui é bem tratado...

Até breve,

Pedro Bastos

Jorge Lami Leal disse...

Foi de facto um dia muito bem passado!!

... e a minha RT não se nega aos "maus caminhos"! ;-)

... onde será o próximo passeio?? apesar de estar neste momento no "próximo"... faço o post com as fotos e o "report" desta parte do nosso encantador Portugal quando chegar a casa, no próximo fim-de-semana!! ;-)