2010/05/29

Até à Zambujeira do Mar [2010-5-29]

Por: Jorge Lami Leal

A sexta-feira tinha acabado da melhor forma, entre amigos, alguns deles que fizeram um grande desvio para partilhar connosco algumas horas de boa disposição, num largo cheio de motos desejosas de continuar a fazer quilómetros! Mesmo assim, custa sempre acordar cedo num sábado de manhã. Quase sempre. Para andar de moto não custa nada! Assim foi…



O programa tinha um carácter profissional, já que a pendura tinha um evento da sua empresa, este ano organizado no Zmar, perto da Zambujeira do Mar. Fazer o itinerário de moto foi a forma encontrada para tornar o dia mais agradável. Lá fomos…



Pensámos em várias estradas possíveis para lá chegar, mas acabámos por seguir até São Marcos da Serra e utilizar a EN 267. Em vez de seguir para Alferce, tomamos a direcção da Nave Redonda, Barranco do Inferno, Casa Nova da Cruz, Choca Nova, Espedanas… até São Teotónio. Dali ainda fomos até à Zambujeira do Mar, seguindo até perto de Malavado. Por fim lá chegámos ao Zmar Eco Resort. Estranhei a ausência de placas de direcção deste resort… nada que uma consulta no Google não resolvesse.










São Teotónio


Não tinha ainda visitado este conceito de resort de 5 estrelas, com camping, construído e mantido sob rigorosos princípios ecológicos. Isso nota-se por todo o lado. As instalações são muito boas, especialmente as zonas comuns e de lazer. Como o evento foi no espaço multiusos, não tivemos oportunidade de visitar as várias tipologias de alojamento disponíveis. Mas felizmente que o mentor deste projecto, Francisco de Mello Brayner, avançou a possibilidade de condições especiais no alojamento para a empresa… vamos ver se é concretizado!!



Se por um lado agradou-me o espaço e o alojamento tipo bungalow, todo em madeira, com energia solar, não acredito, pelo menos para já, que a opção de tenda ou caravana seja agradável, face ao calor que ali se regista com facilidade, assim como a ausência de sombras. As árvores estão plantadas e estou convencido que, daqui a uns anos, este espaço será de facto muito interessante também para acampar. Mas ainda não me parece que seja nos próximos 10 anos.



Em termos de infra-estruturas, a piscina descoberta e a coberta, aquecida e com ondas, estão bem conseguidas e são muito agradáveis, assim como genericamente tudo o resto que visitei.

Ao longo da estrada interior da propriedade existem valas, por onde passamos com os veículos, que obrigam a molhar as rodas. Não gostei da inexistência de alternativa para motos e bicicletas, estas últimas que até se podem alugar neste resort, apesar de ser transitável, requer uma velocidade extremamente baixa e um grande cuidado para evitar a lama na roupa.



Chegada ao Zmar Eco Resort


Uma das estranhas valas








Outra vala


Depois do evento… regressámos pela EN120 até Baiona. Depois da ponte sobre a ribeira de Odeceixe, já no Algarve, virámos à esquerda em direcção à Zambujeira de Baixo. Foram provavelmente uns 30 km em estradões de terra, apenas interrompidos por uns dois ou três de asfalto. Foi uma aventura fazer o percurso numa BMW R1200 RT, uma moto de turismo, devido aos buracos e pedras soltas existentes ao longo de todo o percurso, não era um típico estradão de piso relativamente “limpo”. Apesar de cansativo, face à velocidade média bastante reduzida, assim como à atenção que mereceu, considerei uma experiência interessante e a paisagem bem diferente da que estamos habituados. Foi alternativo! Fomos ter ao concelho de Monchique e, muitas curvas e contracurvas depois, estávamos na sede de concelho. Já demasiado cansados do calor, das curvas e do estradão, descemos a serra em direcção a Portimão, seguindo até Faro, pela Via Infante.



Foi um itinerário diferente e que ficou na memória… nota mental: GSA






A ponte para o Algarve


O início da aventura na “terra”













Depois de chegar a casa e cair no sofá, só tive forças para ir novamente para cima da moto depois das 23 horas, encontrei-me com um amigo numa lavagem automática, também ele com uma BMW R1200 RT, e seguimos, depois de estarem a brilhar, até à Pousada de Estoi, onde estavam os nossos amigos e umas dezenas de motos BMW, em mais um evento do BMW Motoclube Portugal. Mas isso é um outro texto, de outro autor… com mais fotos! Foi um fim-de-semana em grande!!

Venham mais assim!

2 comentários:

Anónimo disse...

Afinal também andaste desassossegado mas por outro lado.
Boas fotos

Anónimo disse...

o anónimo do comentario anterior, sai do anonimato, J Manuel Cabrita