2010/08/13

Momentos: aquele quilómetro perfeito…

Por: Jorge Lami Leal


Pegar na moto e partir por aí, visitar lugarejos, aldeias, vilas ou cidades, interagir e conhecer, ou simplesmente perder-me, não na estrada, mas na cabeça, está intimamente ligado àquilo que me dá prazer quando viajo de moto. Por esse motivo a distância torna-se por vezes importante, não por si própria, mas pelo que representa de diferenças e contrastes. Mas existem viagens, ou pedaços delas, que têm vida autónoma na nossa memória, apenas porque foram uns metros – um quilómetro, ou muitos mais – deslumbrantes. Pode ser por causa de uma ou mais curvas – pela paisagem que quase não vimos, ou que parámos para escutar, ver, vivenciar, ou que sentimos simplesmente ao passar – pode ser pela rapidez da estrada, ou por ser tão lenta, ou por qualquer outro de tantos e tantos motivos. Cada um terá o seu momento. Os seus momentos.



O meu quilómetro perfeito foi algures no meio da Toscana. Aquela Itália parecida com o Alentejo rural das grandes planícies, intercaladas por algumas serrarias, com longas estradas nacionais ladeadas por campos de cereais, cortados por pequenas ou grandes matas. O meu quilómetro perfeito foi por ali, à sombra de grandes árvores, num dia de calor, viajando devagar, com toda a calma que as férias nos permitem. Percorri uns quilómetros de curvas muito ténues, quase imperceptíveis, que mais não era necessário fazer que deixar a moto embalar e curvar muito ligeiramente… sentindo a pele refrescada pelo ar que arrefecia ao correr por entre a vegetação e as ramagens das árvores, naquele ambiente bucólico e levemente adormecido do mundo. Perdia-me nos meus pensamentos, enquanto fazia cada metro daquela estrada.



Tenho mais quilómetros perfeitos. Mas hoje recordei-me deste, com alguma saudade de partir (quase) sem destino…













1 comentário:

Paula Pedro disse...

São esses momentos que nos dão força e nos dizem que estamos vivos para os viver... Muitos, bons e fantásticos momentos a todos!