2010/08/17

Por: Francisco e Celeste Coelho

A Lenda

Conta-se que após a morte de Jesus Cristo, o Apóstolo Tiago terá ficado em Jerusalém, tendo aí sido decapitado.

Diz-nos a lenda que dois discípulos seus, transportaram os seus restos mortais até ao norte de Espanha, onde o sepultaram. Terão guardado o sepulcro até morrerem e foram sepultados ao seu lado em dois túmulos de menor dimensão.

Sete séculos mais tarde, a localização de um sepulcro terá sido denunciada por uma chuva de estrelas a um pastor de nome Pelaio, tendo sido revelado de forma divina ao bispo da diocese de Iria, Teodomiro, que eram os restos mortais do Apóstolo Tiago.

Ao tomar conhecimento da revelação, o Rei Afonso II manda erguer naquele local uma igreja a assinalar o local, tornando-se um local de peregrinação. O número de peregrinos vai aumentando, assim como a dimensão da Igreja de Santiago que é transformada em basílica, o primeiro de vários passos para a construção da Catedral no ano de 1075, no Reinado de D.Afonso VI.


Os Caminhos de Santiago

Santiago de Compostela torna-se um grande destino de peregrinação a par de Roma e Jerusalém.

São vários os trilhos percorridos pelos peregrinos, desde há milhares de anos, em direcção a Santiago e todos eles constituem os Caminhos, aliás, costuma-se dizer que todos os caminhos vão dar a Santiago e que a verdadeira peregrinação começa à porta de casa, n

o entanto existem aqueles que se consideram os mais conhecidos e assim sendo são estes os Caminhos

:

- O Francês (Património Cultural da Humanidade) é o mais famoso e conhecido, iniciando-se nos Pirenéus onde confluíam as principais rotas peregrinas de toda a Europa;

- O Inglês, usado maioritariamente para os peregrinos do Norte da Europa que desembarcavam na Corunha;

- O de Via de Prata, para os que vinham do Sul e Oeste de Espanha;

- O Português.

Se nesses tempos as peregrinações a Santiago de Compostela tinham uma índole proeminentemente religiosa, nos nossos dias as peregrinações a Compostela para além da fé têm muitas outras motivações…

Seguindo este principio decidimos fazer a nossa “Peregrinação a Santiago de Compostela” de mota, percorrendo o Caminho Francês.

Já havíamos ido a Santiago de Compostela também de mota, mas a vontade de lá voltar ficou… é um sentimento comum a quem percorre os vários Caminhos de Santiago.

Talvez esse sentimento resulte do misticismo que envolve a história do Apóstolo Tiago, um dos Doze de Jesus, bem como de todo o ambiente que se vive em Santiago!

Ano Xacobeo


O dia de S. Tiago, Apóstolo, celebra-se no dia 25 de Julho.

Pela primeira vez, o Papa Calisto I, decretou como Ano Santo de Santiago de Compostela o ano de 1112.

Em 1179, Alexandre III decretou a sua perpetuidade, tendo estabelecido que sempre que num ano o dia de Santiago, 25 de Julho, coincidisse com um Domingo, esse dia seria declarado santo. É comum referir-se aos anos santos de Santiago como anos santos jacobeus (xacobeo em galego), já que Tiago e Jacob são o mesmo nome.

2010 é ano Xacobeo, o último foi em 2004 e próximo será em 2021, a cadência é de 11, 6,5,e 6 anos.

Por ser ano Xacobeo foi maior a nossa motivação em voltar este ano a Compostela.


Vai continuar ... é claro !

2 comentários:

Jorge Lami Leal disse...

Por aqui e estou certo que na estrada, pois ainda faltam alguns "caminhos" de São Tiago para percorrer de moto!! ;-)

ANTIFALSIDADES disse...

Grande Francisco!
Vê lá se continuas a história rápido que eu estava embrenhado nela e... agora só no próximo episódio:)
Abraço e bons passeios!